0 Flares 0 Flares ×

Reviva a antiga tradição dos cristãos de Roma a partir das igrejas estacionais

Clique aqui para abrir a galeria de fotosVocê quer viver a Quaresma ao máximo? A tradição das “estações” romanas da Quaresma é exatamente o que você precisa. Esta é uma tradição antiga, nascida em Roma, no século V, e organizado em sua forma final pelo Papa Gregório, o Grande.

Naquela época, durante toda a Quaresma e a Oitava da Páscoa – os fiéis se reuniam diariamente ao redor do Papa, cada dia numa igreja diferente em Roma, chamada “estação”.

Eram igrejas ligados ao culto dos mártires, cujas relíquias foram expostas para a ocasião. Nelas celebraram missas, cada uma delas precedida de procissão na qual eram cantadas as litanias dos santos.

O termo “estação” é emprestado do jargão militar e significa “ficar de vigia” “para montar guarda”. Um termo perfeito para indicar a atitude espiritual de vigilância, com as armas da oração e da penitência, o que caracteriza este momento forte na vida da Igreja. O mesmo conceito será usado para a prática das Estações da Cruz, mais conhecidas hoje, que serpenteiam por 14 estações.

A tradição das “estações” sofreu uma interrupção no século XIV, com os Papas em Avignon. Foi retomada pelo Papa Sisto V após o Concílio de Trento, espalhando-se por outras dioceses e no continente europeu. O costume passou por altos e baixos, mas ainda é vivo. Em tempos mais recentes, recebeu um novo impulso do trabalho da Pontifícia Academia Cultorum Martyrum, que cuida da celebração, e do Papa João XXIII.

Aleteia propõe uma peregrinação quaresmal em etapas através das 42 igrejas de Roma: uma igreja por dia, de 17 de fevereiro a 11 de abril, para descobrir a arte e a espiritualidade descobrir os tesouros artísticos e espirituais, a história e as curiosidades desses lugares. Uma viagem seguindo os passos de uma antiga tradição e testemunhas da fé, para renovar a própria vida espiritual.

“Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.” (Lc 9,23)

* Em colaboração com o Gabinete de Comunicação Social do Vicariato de Roma

Via Aleteia

0 Flares 0 Flares ×
A peregrinação da Quaresma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*