0 Flares 0 Flares ×

Vários bispos da Igreja da Inglaterra decidiram aderir plenamente à Igreja Católica ao longo dos últimos anos

Mais um bispo anglicano se torna católico após um longo percurso de oração e discernimento. Desta vez, a confirmação da plena adesão à fé católica vem do reverendo Jonathan Goodall, que era bispo anglicano de Ebbsfleet, na Inglaterra.

Goodall anunciou na última sexta-feira, 3 de setembro, que renunciará ao ministério anglicano:

“Tomei a decisão de renunciar como bispo de Ebbsfleet para ser recebido na plena comunhão com a Igreja Católica Romana, após um longo período de oração, que foi um dos períodos mais difíceis da minha vida. A vida na comunhão da Igreja da Inglaterra modelou e alimentou o meu discipulado como cristão católico ao longo de muitas décadas. Foi aqui que recebi, pela primeira vez e durante metade da minha vida como sacerdote e bispo, a graça sacramental da vida e da fé cristãs. Sempre conservarei e serei grato por isso”.

Bispo anglicano se torna católico “após longo período de oração”

Goodall, que tem 60 anos de idade e era bispo de Ebbsfleet desde 2013, prosseguiu:

“Tenho a confiança de que todos vocês acreditarão que eu tomei a minha decisão como uma forma de dizer sim ao novo chamado e convite de Deus, e não como uma forma de dizer não ao que conheci e experimentei na Igreja da Inglaterra, com a qual tenho uma grande dívida”.

Jonathan Goodall prestou apoio às comunidades anglicanas que não reconhecem a ordenação presbiteral e episcopal de mulheres, aprovada faz alguns anos na Igreja da Inglaterra. Ele mantém ainda vínculos muito importantes com a abadia de Westminster, já que ali foi capelão desde 1992 e vigário desde 2004.

O atual arcebispo anglicano de Canterbury, Justin Welby, emitiu um comunicado de imprensa no mesmo dia 3 de setembro em que declara aceitar a decisão de Goodall e lhe ser grato pelos anos de “ministério e fiel serviço” à sua comunidade.

Outros bispos anglicanos convertidos ao catolicismo

Jonathan Goodall é o segundo bispo de Ebbsfleet que decide aderir plenamente à Igreja Católica. Em 2010, Andrew Burnham renunciou ao bispado anglicano e, após formalizar a sua comunhão com a Igreja, foi ordenado sacerdote católico e passou a exercer o ministério no Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham. Ele hoje é pároco católico.

Na mesma época, também renunciaram ao episcopado anglicano para se converterem oficialmente ao catolicismo os reverendos Keith Newton, ex-bispo de Richborough, e John Broadhurst, de Fulham.

Antes ainda, o reverendo Graham Leonard, que havia sido bispo de Londres de 1981 até 1991, havia decidido aderir plenamente à Igreja Católica em 1993.

O caso mais recente de bispo anglicano convertido ao catolicismo havia sido registrado em 2019: o do reverendo Gavin Ashenden, que era capelão honorário da rainha da Inglaterra.

Um dos mais célebres casos de clérigo anglicano convertido ao catolicismo é do cardeal Newman, canonizado pelo Papa Francisco em 2019 como São John Henry Newman. Conheça a sua história acessando o artigo recomendado logo abaixo desta matéria.

Quanto a Jonathan Goodall, ele finalizou a notícia da sua conversão declarando:

“Estou profundamente grato a todos os que generosamente apoiaram a Sarah e a mim ao longo destes anos, em especial aos leigos e ao clero de Ebbsfleet, que foi o centro e a alegria do meu ministério e devoção desde que me tornei bispo em 2013. Foi um privilégio imenso. Espero poder servir à Igreja no futuro, da forma como eu venha a ser chamado a servir”.

Via Aleteia

0 Flares 0 Flares ×
Bispo anglicano se torna católico “após longo período de oração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*