Material serve de preparação ao 20º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, que tem a escola pública como foco

20º Encontro Nacional da Pastoral da Educação irá acontecer em 11 e 12 de setembro (Divulgação Prefeitura de Coruripe)

Em preparação ao 20º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, que vai acontecer nos dias 11 e 12 de setembro deste ano, o Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem divulgado três vezes por semana pequenos vídeos com os bispos referenciais para a Educação nos regionais da CNBB. Eles oferecem reflexões sobre vários temas relacionados à missão educativa.

Os vídeos são produzidos a partir do tema do encontro “Igreja em saída: a Pastoral da Educação na escola pública”. Essa reflexão em vídeo será contínua até o encontro. A cada semana, sempre as 15h, um vídeo é publicado no canal do Youtube da Comissão para Cultura e Educação da CNBB.

Quem fechou o mês de agosto nessa segunda-feira (31) foi o arcebispo emérito de Manaus (AM) e referencial para a Pastoral da Educação no regional Norte 1 da CNBB, dom Sérgio Castriani, refletindo sobre o tema “Educar para o cuidado com a vida!”.

Até agora já foram publicados sete vídeos. O primeiro é apresentado pelo bispo de Três Lagoas (MS), regional Oeste 1, dom Luiz Knupp, que partilha sobre o Pacto Educativo Global e suas inspirações na vida da Igreja e dos educadores. O segundo, pelo bispo de Campanha (MG), regional Leste 2, dom Pedro Cruz, com o tema “Educar para a experiência do transcendente”. O terceiro, dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos (SP), regional Sul 1, fala sobre “Escola lugar de missão e do testemunho cristão”. O quarto, o bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), regional Nordeste 3, dom João Cardoso, trada do tema “Educar para a interioridade”. No quinto, o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), regional Sul 3, dom Leomar Brustolin refletiu sobre “A Espiritualidade do Educador”. O sexto, com o tema “O Educador e a Palavra de Deus”, a reflexão foi do arcebispo de Florianópolis (SC), regional Sul 4, dom Wilson Jönck. No sétimo, a reflexão foi do bispo de Carolina (MA), regional Nordeste 5, dom Francisco Lima, falando sobre o tema “Educar para o diálogo”.

A série de vídeos pode ser acompanhada no canal do Youtube da Comissão para Cultura e Educação da CNBB.

Prazo para Inscrições

Termina no próximo dia 9 de setembro o prazo para se inscrever no 20º Encontro Nacional da Pastoral da Educação. O encontro que é uma parceria com a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a FTD Educação, será realizado de forma virtual, nos dias 11 a 12 de setembro. Os participantes vão receber certificado de 12hs pelo IFRN.

O assessor do Setor Educação da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Júlio César, fala da importância da participação dos educadores e agentes de pastoral no encontro que este ano celebra seus 20 anos de realização.

“A participação tanto dos educadores católicos e dos agentes da Pastoral da Educação no Encontro Nacional é importante pois será uma ocasião para refletir sobre os desafios e esperanças da escola pública, e nossa contribuição como Igreja na tarefa educativa. Outro aspecto significativo no encontro será a partilha das experiências exitosas do trabalho conjunto em parceria com as secretarias de educação em várias regiões do país”, destaca.

Para se inscrever clique aqui

Acesse aqui o e-book com os conteúdos do encontro

CNBB/ Dom Total

Bispos produzem série de vídeos sobre missão educativa