Ceará recebe primeiro lote da vacina nesta segunda-feira (18). Idosos e residentes em asilos serão as primeiras pessoas a receber a vacina.
Por G1 CE
O Ceará recebe nesta segunda-feira (18) o primeiro lote da Coronav, vacina contra a Covid-19 desenvolvida na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. A campanha de imunização deve começar na quarta-feira (20).
Os moradores do Ceará que ainda não possuem cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) devem realizar o cadastramento para a vacinação contra a Covid-19. O cadastro pode ser feito nos postos de saúde ou, preferencialmente, por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/4/L/HLOHOqTUWSGjfeiLSZYQ/000-8yy4er.jpg)
A informação é da Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Magda Almeida. Ela afirmou em entrevista ao Bom Dia Ceará em 12 de janeiro que a medida é necessária para fazer o acompanhamento das pessoas vacinadas.
“O mais importante é que as pessoas que ainda não estão cadastradas no SUS façam esse cadastro. O Ministério da Saúde possui um aplicativo, o ConectSUS, para fazer o monitoramento dessas vacinas. Por isso é importante que a população que ainda não se cadastrou, que não tem o cadastro em uma unidade de saúde, que não tem o cadastro no SUS, faça isso o mais rápido possível para não deixar para última hora.”
Segundo Magda, o cadastro poderá ser realizado no dia da vacinação, porém o recomendado é que as pessoas antecipem o processo para evitar aglomerações nos locais de vacinação. “O mais importante é que esse cadastro seja feito previamente, para que a pessoa já possa agendar e se deslocar ao local de saúde somente naquele horário”, disse Magna.
Como fazer o cadastro no SUS para receber a vacina contra a Covid-19?
De acordo com o Ministério da Saúde, para emitir um cartão SUS basta ir a uma unidade de saúde ou à secretaria de saúde municipal.
É preciso levar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e, caso tenha, número PIS/PASEP. Em algumas cidades, também é necessário apresentar comprovante de residência. O cartão fica pronto na hora.