0 Flares 0 Flares ×

«As estruturas não fazem pastoral.  É o coração do pastor o que faz a pastoral», afirmou o Papa na homilia da Missa desta sexta-feira

Foto Lusa/VATICAN MEDIA

Cidade do Vaticano, 24 abr 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje na homilia da Missa que as “estruturas não fazem pastoral”, antes “o coração do pastor”, e lembrou os professores e alunos que têm de “trabalhar muito” para ensinar e aprender.

“Rezemos hoje pelos professores que têm de trabalhar muito para dar aulas através da internet e de outros recursos mediáticos e rezemos pelos estudantes que têm que fazer os exames num modo que não estão habituados. Acompanhemo-los com a oração”, referiu o Papa.

Na homilia da Missa, o Papa comentou o texto do Evangelho que narra a multiplicação dos pães e dos peixes e desafiou os pastores de hoje a “dupla proximidade” que adia o descanso para ajudar e “dar de comer” a quem precisa.

Para Francisco, os pastores devem dar de comer a quem tem fome, dar “consolação” a quem está angustiado, apontar “uma saída” a quem está desanimado e “resolver os problemas” de quem enfrenta o erro.

“O poder do pastor é o serviço, não há outro poder. E quando enganam com outro poder,  destroem a vocação e tornam-se, não sei, gestores de empresas pastorais, mas não pastores”, afirmou.

“As estruturas não fazem pastoral: é o coração do pastor o que faz a pastoral”, sublinhou o Papa.

Francisco terminou a homilia da Missa que presidiu na manhã de hoje na Capela da Casa de Santa Marta a rezar pelos “pastores da Igreja” para que “o Senhor lhes fale sempre” e “diga como as coisas estão” e explique “a não ter medo do povo de Deus, a não ter medo de estar próximo”.

PR

0 Flares 0 Flares ×
Covid-19: Papa lembra professores têm de «trabalhar muito» e alunos que vão fazer exames de uma forma diferente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*