0 Flares 0 Flares ×

Francisco evoca exemplo de Santa Teresa de Calcutá para denunciar «problemas escondidos» na sociedade

Cidade do Vaticano, 02 abr 2020 (Ecclesia) – O Papa reforçou hoje no Vaticano os seus apelos em favor das pessoas em situação de sem-abrigo, particularmente vulneráveis durante a pandemia de Covid-19.

papa missa“Estes dias de dor e de tristeza mostram muitos problemas escondidos. No jornal, hoje, há uma foto que toca o coração: muitos sem-abrigo de uma cidade reunidos num parque de estacionamento, sob observação… há muitos sem-abrigo hoje”, referiu, no início da Missa a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, com transmissão online.

“Peçamos a Santa Teresa de Calcutá que desperte em nós o sentido da proximidade a muitas pessoas que na sociedade, na vida normal, vivem escondidas, mas, como os sem-abrigo, no momento da crise, se evidenciam desse modo”, acrescentou Francisco.

As imagens às quais o Papa se referiu são de Las Vegas, nos Estados Unidos da América, onde um abrigo para sem-abrigo foi temporariamente transferido para um estacionamento descoberto, após ser fechado por causa de um caso positivo de Covid-19.

O encerramento do Catholic Charities of Southern Nevada deixou 500 pessoas sem lugar onde dormir, forçando as autoridades da cidade a libertar o estacionamento de um centro de convenções; os sem-abrigo vão permanecer ali até 3 de abril, data em que a Catholic Charities (o correspondente à Cáritas, nos EUA) deve reabrir.

Na homilia, o Papa sustentou que a vida do cristão é ter a consciência de ser “escolhido” por Deus, de caminhar rumo a uma promessa e fiel no cumprimento da “aliança”.

“O cristão é cristão não porque pode mostrar a fé do batismo: a fé de batismo é um papel. É cristão se diz sim à eleição que Deus, se vai atrás das promessas que o Senhor lhe fez e se vive uma aliança com o Senhor: essa é a vida cristã”, indicou.

O Santo Padre terminou a celebração com a adoração e a bênção eucarística, convidando a fazer a Comunhão espiritual.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Covid-19: Papa reforça alerta em defesa dos sem-abrigo (c/vídeo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*