0 Flares 0 Flares ×

O Papa Francisco enviará uma mensagem de vídeo pelo Ano dedicado à Família que terá início no dia 19 de março, festa de São José, padroeiro da Igreja.

O Ano da Família foi convocado pelo Santo Padre no dia 27 de dezembro de 2020, por ocasião do quinto aniversário da publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, “para amadurecer os frutos da Exortação Apostólica Pós-Sinodal e aproximar a Igreja às famílias de todo o mundo, postas à prova neste último ano pela pandemia”.

O Ano da Família será coordenado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e terminará em 26 de junho de 2022, com o décimo Encontro Mundial das Famílias que será realizado em Roma.

Nesse sentido, o Dicastério vaticano informou no dia 10 de março que está organizando o encontro online “Nosso amor cotidiano” para abrir as iniciativas dedicadas ao Ano da Família.

O evento online será na sexta-feira, 19 de março, às 15h (hora de Roma). É organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, juntamente com a Diocese de Roma e o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II.

O evento terá duas partes. O primeiro se concentrará no “quinto aniversário da Amoris laetitia” e o segundo nas “perspectivas teológicas”.

Segundo indica o programa da iniciativa, além da mensagem de vídeo do Papa Francisco, participarão do evento o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell; o Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis; e o grão-chanceler do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II, Dom Vincenzo Paglia.

Do mesmo modo, participarão o presidente do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II, Pierangelo Sequeri; e o casal Giuseppina De Simone e Franco Miano, que participaram nos sínodos sobre a família.

Anúncio do Papa

Na última festa da Sagrada Família, no domingo, 27 de dezembro, o Papa Francisco anunciou após a oração do Ângelus dominical que o Vaticano dedicará um Ano da Família em simultâneo com o Ano de São José, no quinto aniversário da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia.

“A festa de hoje chama-nos ao exemplo da evangelização na família, propondo-nos o ideal do amor conjugal e familiar, como se destaca na Exortação Apostólica Amoris Laetitia”, afirmou naquele dia o Papa.

O Papa indicou que será um ano de reflexão sobre Amoris laetitia, cinco anos depois de sua publicação, e “será uma oportunidade para aprofundar no conteúdo do documento”.

Por isso, o Santo Padre convidou “a aderir às iniciativas que serão promovidas ao longo do ano e que serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida”, que consistirão em “propostas e instrumentos pastorais, que serão postos à disposição das comunidades eclesiais e famílias, para acompanhá-los em seu caminho”.

“Confiemos à Sagrada Família de Nazaré, em particular à São José, esposo e pai solícito, este caminho com as famílias de todo o mundo”, concluiu o Papa.

0 Flares 0 Flares ×
Em 19 de março Papa dará mensagem para iniciar Ano da Família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*