0 Flares 0 Flares ×

Encontro em preparação ao IV Congresso Vocacional do Brasil acontece em Brasília (DF)A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional, realiza desde o dia 11, segunda-feira, um encontro anual em preparação ao IV Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá nos dias 05 a 08 de setembro de 2019, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Com o tema “Vocação e Discernimento”, o Congresso buscará apontar pistas para o exercício do ministério do discernimento vocacional que supõe, antes de tudo, uma experiência espiritual e afetiva em relação a Deus. “Aqui nós estamos com os coordenadores de todos os regionais da CNBB preparando esse congresso que é um grande evento da Igreja no Brasil neste ano”, afirma o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre João Cândido Neto.

Irmã Clotilde Prates de Azevedo, assessora nacional da CRB, do Setor Juventude

Além dos coordenadores regionais da CNBB, a reunião conta com a presença de representantes dos organismos da entidade, como a Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB. Para a irmã Clotilde Prates de Azevedo, assessora nacional da CRB, do Setor Juventude, o momento é de refletir sobre a caminhada da animação vocacional no país. Ela afirma que a reunião trouxe a oportunidade de todos pensarem e celebrarem o Congresso juntos.

Outro ponto de destaque da reunião é o documento final do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, realizado em outubro de 2018. Divido em três partes, 12 capítulos, 167 parágrafos e 60 páginas, o livro tem como fio condutor a passagem do Evangelho de Lucas sobre os discípulos de Emaús. “Caminhava com eles”, “Eles abriram os olhos” e “Partiram sem demora” são os títulos de cada uma das três partes do texto.

Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional

Padre João Cândido disse que os participantes se debruçaram na parte em que o Documento fala sobre o mistério da vocação e a missão de acompanhar. “Conversamos bastante sobre a importância do acompanhamento dentro do serviço de animação vocacional, principalmente no que tange ao acompanhamento dos jovens no processo da descoberta da vocação, do discernimento, da preparação para assumir a vocação na Igreja e na sociedade”, garantiu.

O próximo plano quadrienal da Pastoral Vocacional também foi alvo de reflexão por parte do grupo. Padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional afirma que os participantes tiveram a oportunidade de elaborar sugestões para o período de 2020 a 2023. “É um momento de avaliar o atual, mas também de já olharmos para os próximos quatro anos, como que a Pastoral Vocacional pode atuar e o que podemos oferecer para aprimorá-la”, conta.

A reunião com os coordenadores regionais conta com a participação de cerca de 30 pessoas e segue até esta quarta-feira, 13. “Estamos buscando caminhos para seguirmos em frente juntos!”, finalizou o bispo referencial da Pastoral Vocacional, dom Jose Roberto Fortes Palau.

CNBB

0 Flares 0 Flares ×
Encontro em preparação ao IV Congresso Vocacional do Brasil acontece em Brasília (DF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*