Grupo se reúne na calçada da Catedral de Fortaleza e pede liberação das igrejas com adequação às medidas sanitárias

Paulo Roberto é um dos que questiona o fato de não receber o sacramento (Foto: Aurélio Alves)

Na calçada da Catedral de Fortaleza, que está fechada devido às regras do decreto vigente no Estado, um grupo de fiéis se reuniu para colocar em prática a sua fé e reivindicar o direito de receber o sacramento. Na fé católica, os sacramentos são ritos sagrados que dão e confirmam a graça de Cristo. Segundo o catolicismo, esses ritos foram instituídos por Cristo e confiados à Igreja Católica, são eles: o batismo, a crisma, a eucaristia, a penitência, a unção dos enfermos, a ordem e o matrimônio.

“Domingo passado nós viemos e o padre Clairton, infelizmente, foi obrigado a se retirar. Ele estava disposto a celebrar o santo sacrifício da missa, que é obrigação de todo padre celebrar. Então, ele, hoje, é um dos poucos padres que nós temos em Fortaleza que realmente tem uma preocupação séria com a alma dos fiés”, relata o professor Paulo Roberto, 38, um dos integrantes do grupo que estava na frente da Catedral. No local, a reportagem encontrou alguns fieis sem máscara.

No início de março, a Arquidiocese de Fortaleza emitiu uma nota reforçando a carta circular escrita pelo Bispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, na qual destaca a importância de acatar as normas sanitárias.

“Devemos estar sempre atentos às determinações das autoridades sanitárias e governamentais quanto às Normas Sociais de isolamento e horários de funcionamento público. Estas acompanham o desenrolar da pandemia e variam conforme as necessidades. A elas também devemos ser atentos e acatar com sabedoria e responsabilidade”, destaca.