0 Flares 0 Flares ×

Superiores de todo o continente participarão do evento; Preparativos duram quase dois anos

Da redação, com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

Os Frades Capuchinhos presentes nas Américas estão se preparando, há quase dois anos, para a realização do Encontro Pan-Americano. Inicialmente previsto para o mês de outubro de 2020, na Cidade do Panamá, o evento teve que ser adiado para maio de 2020. Ele foi transferido para o estado de São Paulo em virtude da pandemia da Covid-19.

Nova proposta

Ainda diante das reverberações da pandemia e o cenário que não se alterou muito, o Governo Geral da Ordem solicitou uma nova alteração no cronograma, modificando a dinâmica e estendendo o encontro. O evento deve durar de maio de 2021 a maio de 2022.

A proposta é a realização de quatro encontros virtuais. Eles culminarão na celebração presencial entre os dias 2 e 9 de maio de 2022. O evento acontecerá no Seminário Santo Antônio, dos capuchinhos em São Pedro, São Paulo.

Carta do Ministro Geral

Na carta que frei Roberto Genuin, Ministro Geral, escreve aos frades das Américas fica explícito a grande expectativa que a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos nutre por este encontro. Também o desejo de que os irmãos se empenhem na realização do mesmo foi explicitado.

“Peço que não meçam esforços em colaborar com todas as novas iniciativas”, exorta o Ministro Geral.

Leia mais
.: Sintonia dos frades com os pobres é testemunho para a Igreja, diz Papa

Caminho de preparação

Desde 2019, os frades que vivem nas Américas estão se preparando para este encontro. Eles refletiram e enviaram contribuições para a equipe de preparação.

A convite do governo da Ordem foram realizados capítulos locais. Nestes capítulos, foram pensados alguns eixos da vida dos frades. São eles: formação; missão na América; relação de colaboração entre os frades e suas instituições; e o redimensionamento das estruturas de governo.

Além disso, nesse período de pandemia, diante da incerteza da realização do encontro, os frades fizeram lives fechadas. A iniciativa criou  um intercâmbio de informações inédito na história da Ordem.

Mesmo com todos os contratempos e mudanças necessárias, a equipe que prepara o encontro continua empenhada no trabalho.

Esse tempo estendido até a realização do encontro ajudou a criar um verdadeiro processo de reflexão. Ele levou a equipe a tomar decisões importantes para o futuro da Ordem.

Informações rápidas

Participarão do encontro: Os Ministros Provinciais, Custódios e Superiores das Delegações das quatro Conferências do Continente Americano. Um irmão leigo por Conferência, referencialmente com menos de 40 anos. Um frei de cada circunscrição com mais de 80 membros (contando a partir do pós-noviciado), também com menos de 40 anos.

Quem serão os assessores do encontro no Brasil, em 2022: Cardeal Frei Seán Patrick O’Malley, Frei Luiz Carlos Susin e Frei Bernardo Molina

Quais os idiomas do encontro: O encontro terá 4 idiomas oficiais. São eles: espanhol, português, inglês e francês.

0 Flares 0 Flares ×
Frades Capuchinhos se preparam para Encontro Pan-Americano on-line

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*