0 Flares 0 Flares ×

Obra do século XV tem sermões do santo franciscano

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 03 mai 2021 (Ecclesia) – O prefeito da Biblioteca Apostólica do Vaticano, D. Cesare Pasini, anunciou a aquisição de um “manuscrito raro” do séc. XV, oferecido Fundação “Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão”, de Portugal.

A obra tem sermões de São Bernardino de Sena, religioso franciscano que moveu “multidões” no território italiano, com os seus “apaixonados convites à conversão e pacificação”, informa o portal ‘Vatican News’.

A coleção de sermões, traduzidos para o latim, é conhecida como ‘Quadragesimale Seraphim’ (sermões de Quaresma) e teve várias edições, a começar pela do século XVI na ‘Opera omnia’ impressa em Veneza.

Uma cópia manuscrita desta coleção foi oferecida ao Papa, no dia 29 de abril, pela Fundação “Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão”.

Maria e João Cortez de Lobão estiveram com Francisco, acompanhados pelo cardeal José Tolentino de Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

O portal do Vaticano precisa que são conhecidos três outros exemplares, mantidos na Biblioteca Medicea Laurenziana. em Florença; na Biblioteca Ambrosiana, em Milão; e na Biblioteca Municipal de Assis.

“A Biblioteca Apostólica do Vaticano não só está imensamente grata aos benfeitores pelo dom extraordinário recebido, mas está igualmente ciente de que, pela atenta sensibilidade de tais pessoas e entidades, pode continuar o seu serviço, tornando novos bens culturais acessíveis a todos”, realça uma nota da instituição.

A Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão, constituiu-se em 30 de novembro de 2018 com a missão de “enaltecer Portugal”, dando prioridade a quatro pilares: “a Cultura, a Educação, a Beneficência e a Investigação”.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Fundação portuguesa oferece manuscrito raro de Bernardino de Sena à Biblioteca do Vaticano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*