Secretário pessoal lamenta preconceitos e deturpações que afetam imagem do Papa emérito

Roma, 28 jun 2021 (Ecclesia) – A Fundação Joseph Ratzinger-Bento XVI, do Vaticano, promove o lançamento de um novo livro sobre o Papa emérito, no 70.º aniversário da sua ordenação sacerdotal, a 29 de junho.

A obra ‘Bento XVI. Vida e Desafios’ é assinada pelo jornalista Luca Caruso, com prefácio do arcebispo Georg Gaenswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular do Papa emérito, o qual lamenta os preconceitos e deturpações que afetam a imagem do predecessor de Francisco.

Ao longo de dez capítulos, parte do momento atual, como Papa Emérito e da relação de Bento XVI com o Papa Francisco, até chegar ao nascimento numa pequena localidade da Baviera, a 16 de abril de 1927, passando pela II Guerra Mundial, a ordenação sacerdotal, o percurso académico e o serviço à Santa Sé.

“Não raras vezes, constrói-se uma imagem que não é capaz de mostrar a realidade da pessoa ou da obra, mas apenas uma representação fictícia que serve um propósito específico”, adverte o prefácio.

Segundo D. Georg Gaenswein, o livro acompanha “o leitor com sinceridade e competência nos caminhos percorridos por Joseph Ratzinger na sua longa vida”, como sacerdote, professor, arcebispo, cardeal, Sumo Pontífice e finalmente como Papa Emérito”.

“Mais de oito anos se passaram desde a conclusão do pontificado de Bento XVI, um período agora mais longo do que seu próprio pontificado. Em certo sentido, isso contribui para relê-lo com serenidade crescente, inserido no contexto de toda a sua vida, aproveitando a oportunidade para atingir a meta excecional do 70.º aniversário de sacerdócio”, escreve, num texto publicado pelo jornal ‘Avvenire’, da Igreja Católica na Itália.

O livro apresenta uma seleção de fotos, dos anos 30 até aos dias de hoje.

“Bento XVI vive a sua velhice não no sofrimento evidente da doença, mas na oração, na meditação, no diálogo com Jesus Cristo e na aceitação serena da fragilidade crescente e do distanciamento dos entes queridos, na expectativa do novo encontro com eles na vida eterna”, assinala o secretário pessoal.

A obra apresenta ainda depoimentos de amigos e colaboradores, incluindo o de vários cardeais.

Por ocasião dos 70 anos da ordenação sacerdotal de Bento XVI, vai ser transmitida esta terça-feira, na televisão pública italiana, o documentário ‘Bento XVI um revolucionário incompreendido’, assinado por Antonia Pillosio.

O Papa emérito renunciou ao pontificado em fevereiro de 2013, um gesto histórico, mantendo uma vida reservada no antigo Mosteiro ‘Mater Eclesiae’, do Vaticano, de onde saiu para despedir-se, em 2020, do seu irmão mais velho, que viria a falecer.

OC

Livro e documentário assinalam 70.º aniversário da ordenação sacerdotal de Bento XVI