0 Flares 0 Flares ×

Especialistas apontam o excesso de trabalho e a falta de lazer como possíveis fatores que levam religiosos ao suicídio

O padre Olímpio Rubén Rojas Velazco cometeu suicídio. É o que confirma nota da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, RJ, onde o sacerdote estava alocado.

Segundo a agência ACI Digital, o bispo Dom Luiz Henrique da Silva Brito afirma que “a causa da morte foi suicídio” e que “os órgãos competentes já encerraram a perícia”.

O corpo do sacerdote de 59 anos foi encontrado na casa paroquial da Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda. O padre que cometeu suicídio tinha nacionalidade peruana e trabalhava na diocese deste 2018 como missionário. Entretanto, segundo a diocese, ele estava afastado de seu ministério e passava por tratamento psicológico e psiquiátrico.

Por que os padres cometem suicídio?

Autor do livro “Os Padres em Psicoterapia“, Ênio Pinto explicou à BBC que “a vida religiosa não dá superpoderes aos padres. Pelo contrário. Eles são tão falíveis quanto qualquer um de nós. Em muitos casos, a fé pode não ser forte o suficiente para superar momentos difíceis”.

Esta visão é a mesma da do psicólogo William Pereira, autor do livro “Sofrimento Psíquico dos Presbíteros“. Para William, “o grau de exigência da Igreja é muito grande. Espera-se que o padre seja, no mínimo, modelo de virtude e santidade. Qualquer deslize, por menor que seja, vira alvo de crítica e julgamento. Por medo, culpa ou vergonha, muitos preferem se matar a pedir ajuda”.

Os especialistas consultados pela reportagem da BBC indicam o excesso de trabalho, a falta de lazer e a perda de motivação entre os possíveis fatores que levam religiosos ao suicídio.

Ajuda psicológica a religiosos

No Brasil, o ITA (Instituto Acolher), realiza atendimento especializado a religiosos desde o ano 2.000. Com sede em São Paulo o instituto tem o objetivo de atender sacerdotes, religiosos, formandos, leigos engajados em atividades de Igreja e outros interessados que necessitem de acompanhamento psicoterapêutico e/ou espiritual.

Os serviços incluem psicoterapia, assessorias, aconselhamento, supervisão e treinamento nas mesmas áreas. Além disso, o ITA desenvolve pesquisas e estudos sistemáticos nas áreas de sua atuação e divulga esses conhecimentos através de simpósios, cursos e publicações.

Clique aqui para saber mais sobre o instituto.

Via Aleteia

0 Flares 0 Flares ×
Mais um padre comete suicídio no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*