0 Flares 0 Flares ×

Em 2015, foi aberto o processo de beatificação de Dom Helder Câmara; atualmente, o processo está em andamento no Vaticano

Da redação, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Nesta quinta-feira, 27, completam-se 21 anos da morte do arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. A data será lembrada em Missa presidida pelo arcebispo atual Dom Fernando Saburido, às 19h30, na igreja catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda (PE), com participação de fiéis, parentes de dom Helder e de colaboradores do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC). A missa será transmitida pelo YouTube (@ArquidiocesedeOlindaeRecife).

No mesmo dia, às 20h30, o canal do IDHeC no YouTube apresentará a live Dom Helder em Concerto, com o tenor Igor Alves.

Exposição

As comemorações pelos 21 anos de dom Helder na Casa do Pai, no entanto, começam nesta quarta-feira, 26, com uma exposição promovida IDHeC na Livraria Paulus, no centro do Recife.

“São fotos e frases do Dom da Paz que mostram a fusão da simplicidade com a profundidade de dom Helder”, comenta dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife. “Recomendo a exposição para quem não conheceu dom Helder de perto, para que bebam de sua sabedoria, mas indico também aos que conheceram este Servo de Deus, para que relembrem os momentos de sua vida e sua obra”, disse. A exposição fica na Livraria Paulus de 26 de agosto a 5 de setembro. No período da exposição, a Paulus colocará em destaque os livros escritos por Dom Helder – ou sobre ele – para venda.

Líder religioso

Ícone da justiça social, Dom Helder foi declarado Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos em 26 de dezembro de 2017 por meio da Lei Federal nº 13.581, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco também fizeram o reconhecimento do líder religioso que se destacou pela luta e ações desenvolvidas em prol dos pobres e do povo em todo o Estado, oficializando-o Patrono dos Direitos Humanos de Pernambuco com a aprovação da Lei nº 17.006 e sua promulgação pela presidência da casa, no último dia 10 de agosto.

Caso estivesse vivo, dom Helder teria feito 111 anos de idade em 07/02/2020. O frei Jociel Gomes é o postulador da Arquidiocese de Olinda e Recife junto ao Vaticano, no processo de Beatificação e Canonização e do Servo de Deus Dom Helder Câmara.

O processo foi aberto pela Arquidiocese de Olinda e Recife em 03/05/2015 e em dezembro de 2018, a Arquidiocese encerrou sua “fase diocesana”, enviando ao Vaticano uma caixa lacrada com toda a documentação.

0 Flares 0 Flares ×
Missa, exposição e concerto marcam 21 anos da morte de Dom Helder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*