0 Flares 0 Flares ×

Foi com uma representação das “Tentações de Cristo” que o mestre renascentista conseguiu provar seu valor ao Papa Sisto IV

Quando vemos imagens da Capela Sistina, surgem na maioria das vezes os impressionantes afrescos de Michelangelo. No entanto, a capela mais famosa do mundo também abriga afrescos impressionantes do mestre renascentista Sandro Botticelli.

Em 1480, Botticelli foi chamado a Roma vindo de Florença, onde havia pintado o famoso quadro “O Nascimento de Vênus”, como parte de um intercâmbio de artistas entre o governo de Florença, a família Medici e o Papa Sisto IV. Junto com outros pintores florentinos, ele começou a trabalhar em uma série de afrescos sobre a vida de Cristo e de Moisés.

BIRTH OF VENUS

Sandro Botticelli | Public Domain

O afresco “As Tentações de Cristo” foi considerado a “prova” por meio da qual Botticelli demonstrou seu valor ao Papa Sisto IV. O afresco, concluído em 1482, mostra, em sua parte superior, as três tentações de Jesus por Satanás.

BOTTICELLI TEMPTATION OF CHRIST

Public Domain

No alto à esquerda, o diabo, vestido como um monge, desafia Jesus a provar sua identidade, pedindo que Ele transforme pedras em pão.

No alto ao centro, o diabo, vestido como um monge, tenta Jesus a se jogar de um penhasco.

A última tentação, no alto à direita, mostra o diabo oferecendo todos os reinos do mundo a Jesus.

Na parte inferior do afresco, Botticcelli apresenta um encontro simbólico entre a Antiga e a Nova Lei, com um jovem, curado de lepra por Jesus, mostrando-se ao Sumo Sacerdote em frente ao Templo, enquanto os elementos de um sacrifício de purificação são apresentados. O sacerdote poderia representar Moisés e o jovem Jesus, que se sacrificou por nossa salvação.

A mensagem geral do afresco é o triunfo de Cristo sobre as tentações de Satanás.

Um friso contém a inscrição TEMPTATIO IESU CHRISTI LATORIS EVANGELICAE LEGIS (“As tentações de Cristo, o portador da Lei Evangélica”).

Um afresco contíguo representa três provações de Moisés, como parte da tradição artística do paralelismo entre Moisés e Jesus.

A Capela Sistina reabriu ao público todos os dias, exceto aos domingos, das 9h às 4 da tarde. Você também pode ver um tour virtual pela capela aqui.

Aleteia

0 Flares 0 Flares ×
O afresco pouco conhecido de Botticelli na Capela Sistina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*