0 Flares 0 Flares ×

O personagem de pé é um pastor que não está no campo, mas no mar, sobre a barca de Simão Pedro

O pe. Franco Galdino, missionário da Comunidade de Vida Shalom, ganhou como presente de sua ordenação sacerdotal, no último mês de dezembro, o belo quadro Pastor-Pescador, de Pollyanna Galdino. O portal informativo da Comunidade Shalom publicou um artigo com a explicação do padre sobre o significado da obra:

Toda a cena se desenvolve no ambiente da missão. O todo da pintura representa a vida missionária, “Ide vós também trabalhar na minha Vinha” (Mt 20,4). O Senhor chama o homem da desocupação do mundo e este “imediatamente, deixando as redes, o segue”.

O personagem de pé é um pastor, entretanto não se encontra no campo; ele está no mar, mais precisamente dentro de uma barca, aquela de Simão escolhida entre as duas barcas que estavam à margem (cf. Lc 5,3) para ensinar às multidões. O pastor é também um pescador, lança as redes em obediência à Palavra do Senhor, após escutar o seu ensinamento.

Precisamente no centro de toda a pintura surgem raios do sol. As cores vivas anunciam o início do primeiro de todos os dias, o dia da Ressurreição do Senhor. A Ressurreição é o centro de tudo, pode-se ouvir da boca do Ressuscitado o “Shalom”! Neste dia, o pastor recebe a sua missão: “Tu me amas mais que estes? […] Pois apascenta as minhas ovelhas”.

A estola sacerdotal

Com a autoridade recebida, o pastor põe a ovelha perdida sobre os ombros, curas as suas feridas e perdoa os seus pecados. O pastor possui a estola sacerdotal, símbolo da autoridade apostólica de perdoar os pecados (cf. Jo 20,23). Os raios do sol em cores vibrantes fazem referência a uma festa, é a alegria do céu pelo pecador que se converte (cf. Lc 15).

O sacerdote missionário com a ovelha nos ombros, lança as redes. Ensina a ovelha a pescar, não com as suas técnicas humanas, mas a partir da orientação do Senhor, à direita da barca. Assim, realiza o discipulado a partir do testemunho de obediência à Voz do Senhor.

A rede lançada à direita é adequada para o milagre, se torna eco das palavras da Mãe nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. O milagre acontece pela intercessão da Estrela da Evangelização. “Ave, dos pescadores as redes encheis”, diz o Akhathistos. Os peixes nadam em direção à rede que toma a forma de um manto materno que os atrai e os acolhe como filhos conduzindo-os ao Filho.

A barca pequena

O mar é profundo, as águas, agitadas e a barca, pequena. Na barca em alto mar, o Senhor forja a fé de Pedro, purifica, torna-a forte e assim, prepara-o para o seu martírio. A barca pequena simboliza a humanidade frágil e pecadora do pastor-pescador que olha para o mar e lembra de onde o Senhor o salvou quando afundou por sua pouca fé. Gratidão! Amor Esponsal.

O personagem é jovem e vigoroso. Expressão do ímpeto juvenil de Pedro, impulsivo, corajoso, cheio de parresia, disposto a dar a vida pelo Senhor, mas o olhar, é humilde, pois sabe que a sua barca – mesmo sendo a eleita e querida pelo Senhor – será sempre uma pequena e frágil barca.

“Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; eu porém orei por ti, afim de que a tua fé não desfaleça. Tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos.”

O pescador e pastor se confundem. Deus se encarna e se torna semelhante ao homem. O homem adere à missão e se torna semelhante a Deus. Pedro na sua barca, confunde-se com Jesus, do qual recebeu a missão. Jesus é o Missionário, o enviado da Trindade; Jesus é o Sacerdote, o reconciliador dos homens com o Pai. Ele escolhe alguns para continuar a sua missão e se “confundirem” com Ele. Lhes dá a autoridade de agir in persona Christi.

Missionário-pastor-pescador-sacerdote é Pedro, é Van Thuan, é Francisco Xavier, é João da Cruz… são os santos, que me precedem na Pátria celeste e aos quais dou a mão, subo nas costas, busco imitar, para também eu me tornar parte desse quadro. Missionário, vai! Pastor, confirma teus irmãos!

Aleteia

0 Flares 0 Flares ×
O que significa o quadro do Pastor-Pescador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*