0 Flares 0 Flares ×

Para compreender a Palavra de Deus, não basta apenas ouvir; é preciso escutar com o coração e com a mente

São Marcos nos traz a passagem da cura de um homem surdo e que tinha dificuldade para falar (cap. 7, v.31-37). Enquanto passava pela região da Decápole, lhe trouxeram o homem e pediram que impusesse Suas mãos sobre ele. Afastando-se da multidão com ele, Jesus tocou-lhe nos ouvidos e a língua, e disse “Efatá!”, que quer dizer “abre-te”.

O evangelista relata que na mesma hora “seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade”.

Para compreender a Palavra de Deus, não basta apenas ouvir. É preciso escutar com o coração e com a mente, ficar atento ao que Ele quer nos falar. Para isso precisamos de ouvidos bem abertos. Devemos pedir a Jesus que faça conosco como fez com aquele homem, que Ele abra nossos ouvidos.

É importante ver também que para realizar a cura, “Jesus afastou-se com o homem Para fora da multidão”. Em meio ao barulho do mundo, em meio às nossas preocupações, não conseguimos escutar o Cristo. E Ele não quer que apenas O escutemos. Quer que proclamemos a Sua Palavra para os outros.

Os homens que levaram o surdo até Jesus acreditavam que Ele poderia fazer o milagre. Quantas vezes na nossa vida podemos desempenhar esse papel, de missionário, de trazer as pessoas até Jesus?

Que possamos, então, aprender que para verdadeiramente ouvir a Deus temos que nos afastar do barulho do mundo, ter os ouvidos abertos e o coração preparado para recebê-Lo, e ter o compromisso de levar a Sua palavra a todos. Assim, estaremos assumindo que somos discípulos-missionários de Cristo.

Aleteia

0 Flares 0 Flares ×
O significado da expressão “Efatá” na Bíblia e no nosso dia a dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*