0 Flares 0 Flares ×

Uma curiosidade sobre Padre Pio: na sua infância os amigos o chamavam de “nerd” ou “macarrão sem sal”

Quando se pensa no famoso São Padre Pio, a palavra “nerd” não costuma ser usada. No entanto, é exatamente assim que ele foi descrito por alguém que o conheceu quando criança.

Na biografia Padre Pio, The True Story(“Padre Pio, a Verdadeira História”), publicada por Our Sunday Visitor, o autor descreve a infância do santo em termos coloridos.

Conhecidos e pessoas que interagiram com o místico constantemente revelaram que ele teve uma infância como qualquer outra criança. Por exemplo: Padre Pio costumava brincar com os amigos das fazendas vizinhas. Seus companheiros de infância lembraram dele com carinho, e também pensavam nele como um “menino normal”.

Entretanto, Luigi Orlando lembrou: “Quando estava conosco, ele nunca rezava. Não havia nada de particularmente notável nele. Conosco ele era um menino como qualquer outro, bem-educado e reservado.”

Por outro lado, Ubaldo Vecchariano o caracterizou como uma espécie de “nerd”, “submisso e reservado”,  um “pedaço de macarrão sem sal”.

O significado de “nerd”

O uso da palavra “nerd” provavelmente pretende explicar o Padre Pio como uma criança “socialmente desajeitada”. Talvez era esse o caso, pois ele costumava fugir abruptamente quando outras crianças começavam a usar linguagem chula. Diz o livro:

“Sempre que outro menino xingava ou praguejava, Franci [Padre Pio] fugia. O mesmo Luigi Orlando que o descreveu como ‘um menino como outro qualquer’, lembrou que uma vez, quando os dois lutavam, Luigi deixou escapar de seus lábios ‘uma expressão forte’, ao que Franci, que o havia prendido ao chão, pulou e fugiu. Riparta Masone lembrou que Graziella Forgione lembrou que seu irmão deixaria a companhia de qualquer criança que praguejasse ou se comportasse mal.”

Em certo sentido, seu “nerdismo” era um atributo positivo, fazendo-o se destacar da multidão por suas crenças profundamente religiosas. Ele possivelmente seria chamado de “nerd católico” na cultura de hoje.

Basta dizer, portanto, que a vida de Padre Pio mostra que os santos são de todas as formas e tamanhos. Você não precisa ser um místico para se tornar um santo. Às vezes, você só precisa ser um “nerd”.

Fonte: Aleteia

Please follow and like us:
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
0 Flares 0 Flares ×
Padre Pio, o “nerd”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*