0 Flares 0 Flares ×

Iniciativa decorre anualmente no terceiro domingo do Advento, reunindo centenas de crianças de Roma

Cidade do Vaticano, 15 dez 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco abençoou hoje no Vaticano centenas de imagens do Menino Jesus, levadas pelas crianças de Roma, pedindo que a celebração do Natal inclua uma maior atenção aos mais necessitados.

“O menino que está no presépio tem o rosto dos nossos irmãos e irmãs mais necessitados, dos pobres que são os privilegiados deste mistério e, muitas vezes, os que melhor conseguem reconhecer a presença de Deus no meio de nós”, declarou, recordando a sua recente carta sobre o presépio, “Sinal Admirável”.

A bênção dos ‘Bambinelli’, as imagens de Jesus que vão ser colocadas nos presépios, acontece no terceiro domingo de Advento, o tempo de preparação para o Natal no calendário católico, por iniciativa dos Centro dos Oratórios Romanos, das paróquias e famílias da capital italiana.

“Saúdo cada um de vós, queridos meninos, que vieram com as imagens do Menino Jesus para o vosso presépio. Levantai as imagens, levantai as imagens: abençoo-as de coração. O presépio é como um Evangelho vivo”, disse.

Francisco apresentou uma reflexão sobre o terceiro domingo do tempo litúrgico do Advento, o “domingo da alegria”, na reta final da preparação para o Natal, sublinhando que na vida há momentos de festa e também de “dúvida”, que levam a um renascimento.

“Este novo nascimento, com a alegria que o acompanha, pressupõe sempre um morrer para nós mesmos e para o pecado que está em nós”, observou.

O Papa destacou que o Advento, “tempo de graça”, quer lembrar que “não basta acreditar em Deus”.

“É necessário purificar a nossa fé, todos os dias”, precisou.

Francisco pediu a intercessão da Virgem Maria para que, na aproximação ao Natal, as pessoas não se distraiam “com as coisas exteriores” e se preocupam em “preparar o coração” para celebrar o nascimento de Jesus.

Após a oração dominical do ângelus, o Papa recordou que em setembro de 2020 se vai realizar, em Budapeste, o 52.º Congresso Eucarístico Internacional, sublinhando o lugar central da Eucaristia na vida das comunidades católicas.

Francisco despediu-se dos peregrinos e visitantes reunidos na Praça de São Pedro com votos de “bom domingo e boa novena de Natal”.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Papa abençoou imagens do Menino Jesus e pediu Natal com atenção aos mais necessitados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*