0 Flares 0 Flares ×

Celebração vai ter lugar no dia 5 de janeiro de 2019 na República Dominicana

Foto: Papa diante da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe na Basílica vaticana em Roma, Vatican News

Cidade do Vaticano, 29 dez 2018 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje os 525 anos da primeira missa celebrada no continente americano, numa carta enviada ao cardeal Gregório Rosa Chávez, enviado especial do Vaticano aos festejos que vão ter lugar a 5 de janeiro de 2019 na República Dominicana.

Na missiva, publicada este sábado pela sala de imprensa da Santa Sé, Francisco frisa que “o maior dom concedido por Jesus Cristo aos seus Apóstolos, na Última Ceia, foi o Sacerdócio e a Eucaristia”, dois sinais da Sua permanente presença no meio da humanidade.

“Eis que estarei sempre convosco até ao fim dos tempos. Esta é a certeza da nossa fé”, salienta o Papa argentino, num texto escrito em latim e remetido ao bispo auxiliar de San Salvador.

A primeira Eucaristia no continente americano teve lugar a 6 de janeiro de 1494, em Isabela, Diocese de Puerto Plata, hoje República Dominicana, celebrada pelo padre Bernardo Boyl e concelebrada por outros doze sacerdotes que acompanharam o navegador Cristóvão Colombo na sua segunda viagem a este território.

A Igreja Católica dominicana destaca Isabela como a “semente” que “deu início a uma grande colheita de cristãos”.

Um legado que, mais de meio século depois, continua a dar frutos através de uma comunidade de cristãos americanos que, espalhados por vários países, “representam mais de metade” da religião cristã no mundo.

Atualmente, sob as ruínas da primeira igreja do Novo Mundo, em Isabela, ergue-se o Templo das Américas, onde é venerada a imagem de Nossa Senhora de Monserrat, que foi trazida durante a campanha de Cristóvão Colombo.

O Papa Francisco vai ser representado na festa dos 525 anos da primeira Eucaristia nas Américas, na República Dominicana, dia 5 de janeiro de 2019, pelo cardeal Gregório Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador.

comitiva da Santa Sé inclui ainda os padres Carlos Manuel Abreu Frias, do clero da Arquidiocese de Santo Domingo e secretário-geral adjunto da Conferência Episcopal da República Dominicana, e Bernardo Kiwi, pároco da Diocese de Puerto Plata.

JCP

0 Flares 0 Flares ×
Papa assinala 525º aniversário da primeira missa no continente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*