0 Flares 0 Flares ×

Francisco une-se à consagração da região à Sagrada Família

Cidade do Vaticano, 27 jun 2021 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje o Dia pela Paz no Médio Oriente, numa carta aos patriarcas católicos da região, desafiando os cristãos a colaborar para o bem comum.

“A consagração à Sagrada Família convoca cada um de vós a redescobrir, como indivíduos e como comunidade, a vossa vocação de ser cristãos no Médio Oriente, não só pedindo o justo reconhecimento dos vossos direitos como cidadãos originários dessas amadas terras, mas vivendo a vossa missão como guardiães e testemunhas das primeiras origens apostólicas”, escreveu Francisco, num texto divulgado pelo Vaticano.

A jornada deste domingo inclui a celebração da uma Divina Liturgia para consagrar o Médio Oriente à Sagrada Família.

“Jesus, José e Maria, de facto, representam bem a vossa identidade e missão”, refere o Papa, que evoca a “indigência das pessoas forçadas a emigrar”.

A mensagem aos patriarcas diz que estes são “guardiães e testemunhas das primeiras origens apostólicas” do Cristianismo e reitera à proximidade de Francisco a estas populações, que já visitou em viagens à Terra Santa, ao Egito, aos Emirados Árabes e ao Iraque.

Num território onde “civilizações e dominações surgiram, floresceram e depois caíram”, o Papa fala do Médio Oriente como um tapete, com “numerosos fios que apenas juntos, lado a lado, se tornam uma obra-prima”.

O Papa recordou esta celebração no final da oração do ângelus, a que presidiu na Praça de São Pedro, ao meio-dia de Roma. 

“Convido todos a implorar a misericórdia de Deus e a paz para esta região. Que o Senhor sustente os esforços de quantos se empenham no diálogo e na convivência fraterna no Médio Oriente, onde nasceu a fé cristã e continua viva, apesar dos sofrimentos”, disse.

Francisco dirigiu-se às “queridas populações” da região, rezando para que “Deus lhes conceda sempre fortaleza, perseverança e coragem”.

Os patriarcas e bispos das várias tradições – copta, maronita, melquita, síria, arménia, caldeia, latina – esperam que este dia de oração seja um alerta para a situação dos cristãos na região.

O patriarca latino de Jerusalém, D. Pierbattista Pizzaballa, vai abençoar um ícone da Sagrada Família na igreja da Anunciação de Nazaré, que vai ser levado em peregrinação por vários países da região, até chegar a Roma no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição.

O Papa Francisco une-se à iniciativa, concedendo uma bênção apostólica especial para o Dia da Paz no Médio Oriente.

A 1 de julho, decorre no Vaticano um encontro de reflexão e oração pelo Líbano, com a presença de vários responsáveis cristãos.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Papa assinala dia pela paz, em carta aos patriarcas católicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*