0 Flares 0 Flares ×

Grupo inclui nove eleitores, do Ruanda ao Brunei

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 25 out 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco anunciou hoje a realização de um consistório para a criação de 13 cardeais, a 28 de novembro.

A lista inclui nove eleitores (cardeais com menos de 80 anos de idade) num eventual conclave, com responsáveis da Cúria Romana, arcebispo de várias partes do mundo, do Ruanda ao Brunei, e o guardião da comunidade franciscana de Assis.

A celebração vai acontecer na vigília do I domingo do Advento, início do ano litúrgico no calendário católico e tempo de preparação para o Natal.

“Rezemos pelos novos cardeais, a fim de que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de bispo de Roma, pelo bem de todo o santo povo fiel de Deus”, pediu Francisco.

Este vai ser o sétimo consistório do atual pontificado, após os realizados a 22 de fevereiro de 2014, 14 de fevereiro de 2015, 19 de novembro de 2016, 28 de junho de 2017, 28 de junho de 2018 e 5 de outubro de 2019.

Portugal está representado no Colégio cardinalício por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima; e D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, todos criados pelo Papa Francisco e eleitores num eventual conclave; e por D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, ambos com mais de 80 anos.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Papa convoca consistório para a criação de 13 cardeais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*