0 Flares 0 Flares ×

«Se o progresso tecnológico aumenta as desigualdades, não é um progresso real», adverte Francisco

Cidade do Vaticano, 05 nov 2020 (Ecclesia) – O Papa convidou hoje os católicos de todo o mundo a rezar, durante o mês de novembro, para que “o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano”.

“Se o progresso tecnológico aumenta as desigualdades, não é um progresso real”, alerta Francisco, na mais recente edição de ‘O Vídeo do Papa’, iniciativa divulgada mensalmente através das plataformas digitais.

O Papa sublinha que a inteligência artificial está “na raiz da mudança de época” que se está a viver e que a robótica “pode tornar possível um mundo melhor se estiver unida ao bem comum”.

“Os avanços futuros devem estar orientados para o respeito pela dignidade da pessoa e da criação”, acrescenta.

A edição de novembro contou com o apoio da ENEL, uma multinacional de energia.

O padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa – responsável pela divulgação de ‘O Vídeo do Papa’ -, observa que “a inteligência artificial, a robótica e outras tecnologias abrem grandes desafios para a ética e a justiça social”.

“A transformação das nossas sociedades também transforma o nosso trabalho. São mudanças rápidas que devem ser acompanhadas para que sejam para o bem de todos”, acrescenta, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Vaticano reuniu em fevereiro de 2019 especialistas mundiais da área da robótica, da teologia, da filosofia e da ética para debater os perigos e potencialidades das tecnologias em áreas como a saúde ou a guerra.

Já a 28 de fevereiro deste ano, o Vaticano promoveu a assinatura de um apelo conjunto com representantes da IBM, Microsoft e FAO (Nações Unidas) para pedir uma avaliação dos efeitos das tecnologias ligadas à inteligência artificial e os riscos que envolvem.

A iniciativa foi organizada pela Academia Pontifícia para a Vida (APV), encerrando o workshop ‘O bom algoritmo? Inteligência artificial: ética, leis, saúde’.

apelo foi assinado pelo presidente da APV, D. Vincenzo Paglia; pelo presidente da Microsoft, Brad Smith; por John Kelly III, vice-diretor executivo da IBM; e o diretor-geral da FAO – organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, Qu Dongyu. 

OC

0 Flares 0 Flares ×
Papa dedica intenção de oração de novembro à robótica (c/vídeo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*