0 Flares 0 Flares ×

Pandemia condiciona celebrações mais importantes do calendário católico pelo segundo ano consecutivo

Cidade do Vaticano, 28 mar 2021 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano o início da segunda Semana Santa consecutiva vivida em tempos de pandemia, evocando o sofrimento provocado pela Covid-19.

“Entramos na Semana Santa. Pela segunda vez, vivemo-la no contexto de pandemia. No ano passado ficamos mais chocados, este ano estamos mais provados. E a crise económica tornou-se pesada”, referiu, antes da oração do ângelus com que se concluiu a celebração do Domingo de Ramos, na Basílica de São Pedro.

“Nesta situação histórica e social, o que faz Deus? Ele toma a cruz. Jesus toma a cruz, ou seja, encarrega-se do mal que esta realidade acarreta, o mal físico, psicológico e sobretudo espiritual, porque o maligno aproveita as crises para semear desconfiança, desespero e discórdia”, acrescentou.

A Igreja Católica inicia hoje a celebração da Semana Santa, os momentos centrais do ano litúrgico que recordam os momentos da Paixão de Jesus, com a evocação da sua entrada messiânica em Jerusalém e a bênção dos ramos.

Francisco pediu que os católicos estejam particularmente atentos aos sofrimentos dos seus próximos.

“Ao longo da Via Sacra diária, encontramos os rostos de muitos irmãos e irmãs em dificuldade: não passemos ao largo, deixemos que o coração se mova com compaixão e aproximemo-nos”, apelou.

No momento, como o Cireneu [Simão, o homem que ajudou Jesus a transportar a cruz], podemos pensar: ‘Por que eu?’. Mas então descobriremos o dom que, sem nosso mérito, nos tocou”, acrescentou.

Francisco destacou a importância de assumir um momento de “sofrimento, escuridão, perplexidade”, imitando a atitude da Virgem Maria, que “percorreu o caminho da Paixão, mantendo a lâmpada da fé acesa no seu coração”.

As cerimónias de 2021 vão decorrer em vários países, como Portugal, sem procissões e outras manifestações de devoção popular que marcam estes dias, devido ao estado de emergência que se vive por causa da pandemia de Covid-19.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Papa deixa recomendações para Semana Santa marcada pelo sofrimento do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*