0 Flares 0 Flares ×

«Em momentos históricos como este não podemos permanecer indiferentes», afirmou

Foto EPA/LusaI

Cidade do Vaticano, 29 ago 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que acompanha “com grande preocupação” a situação que se vive no Afeganistão e pediu a todos para “intensificar a oração e praticar o jejum” pela paz no país.

“Estou a falar a sério: intensificar a oração e praticar o jejum pedindo ao Senhor misericórdia e perdão”, disse o Papa no encontro dominical com os peregrinos presentes na Praça de São Pedro para a oração mariana do ângelus.

“Em momentos históricos como este não podemos permanecer indiferentes. A História da Igreja ensina-nos isso: como cristãos, esta situação compromete-nos. Por isso, dirijo um apelo a todos a intensificar a oração e a praticar o jejum. Oração e jejum, oração e penitência. Este é o momento de o fazer”, afirmou.

Francisco disse que acompanha “com grande preocupação a situação no Afeganistão” e está unido ao “sofrimento das pessoas que choram por quem perdeu a vida nos ataques suicidas ocorridos na quinta-feira passada e dos que procuram ajuda e proteção”.

“Confio à misericórdia de Deus os defuntos e agradeço  aos que trabalham para ajudar aquela população tão provada, de modo especial as mulheres e as crianças”, afirmou.

O Papa pediu “a todos” que “continuem a assistir os necessitados e a rezar para que o diálogo e a solidariedade sejam o caminho para a estabelecer uma convivência pacífica e fraterna e deem esperança para o futuro do país”.

Os talibãs tomaram o controlo do Afeganistão e chegaram à capital Cabul no dia 15 de agosto, menos de duas semanas após o início da retirada das tropas da coligação internacional encabeçada pelos Estados Unidos da América, e regressam ao poder 20 anos depois de terem governado o país, entre 1996 e 2001.

Na última quinta-feira, um atentado terrorista matou pelo menos 170 pessoas, incluindo 13 soldados norte-americanos, junto ao aeroporto de Cabul, onde se concentravam civis e militares para se retirarem do país.

Este sábado, um ataque com avião não tripulado norte-americano matou “dois elementos importantes” do Estado Islâmico; o anúncio foi feito pelos Estados Unidos que têm como prazo para a conclusão da retirada das suas tropas Afeganistão o dia 31 de agosto.

PR

0 Flares 0 Flares ×
Papa Francisco pediu para «intensificar a oração e praticar o jejum» pela paz no Afeganistão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*