A 24 de maio, no quinto aniversário da Encíclica «Laudato si»

Foto: Ansa

Cidade do Vaticano, 08 fev 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai visitar a Diocese italiana de Acerra, “no centro das regiões poluídas entre Nápoles e Caserta”, a 24 de maio, no quinto aniversário da sua Encíclica ‘Laudato si – sobre o cuidado da casa comum’.

“A presença do Papa Francisco em nossas terras, e em particular na nossa Diocese de Acerra, é uma graça especial. O Papa vem ouvir, com os bispos, especialmente das dioceses mais afetadas pela poluição, o sofrimento da nossa gente e para recordar as outras ‘Terras de Fogo’ existente na Itália”, disse o bispo Antonio Di Donna, divulga o sítio online ‘Vatican News’.

No sítio na internet da Diocese de Acerra, o prelado bispo destaca que a visita pastoral do Papa é um “evento histórico”: “Uma injeção de confiança e esperança para as famílias, de modo especial para as crianças e jovens atingidos por doenças”.

“Dará nova vida ao caminho que as dioceses da Conferência Episcopal da Campânia já estão seguindo para educar os cristãos, adultos e crianças para a justiça, a paz e a salvaguarda da criação”, desenvolveu, assinalando que no quinto aniversário da encíclica ‘Laudato si – sobre o cuidado da casa comum’, vão poder “verificar” o acolhimento do “documento profético” do Papa Francisco.

Para o bispo Antonio Di Donna, visita papal “é um forte apelo às instituições” para que “finalmente a verdade possa ser estabelecida” nos territórios e “seja garantido um verdadeiro desenvolvimento”, que coloque no centro o homem, o seu desenvolvimento integral, compatível com a vocação agrícola, arqueológica e turística fundamental e original da região.

O ‘Vatican News’ contextualiza que a agricultura já foi colocada diversas em quarentena pelo governo italiano devido à contaminação do solo e do lençol freático provocada pelas lixeiras e pela queima de detritos e produtos tóxicos, na zona delimitada pela região da Campânia – entre as Cidades de Nápoles e Caserta, por isso conhecida como ‘Terra do Fogo’.

CB

Papa Francisco visita Diocese de Acerra