0 Flares 0 Flares ×

Francisco pede «canais humanitários preferenciais», em intervenção que evocou ainda jornada mundial contra o tráfico de pessoas

Foto: Cáritas Bósnia-Herzegovina

Cidade do Vaticano, 07 fev 2021 (Ecclesia) – O Papa lançou hoje um apelo em favor dos menores migrantes não acompanhados, evocando em particular a “dramática situação” dos que se encontram na chamada “rota balcânica”.

“Façamos com que, a estas frágeis e indefesas criaturas, não faltem o devido cuidado e canais humanitários preferenciais”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.

“São tantos. Infelizmente, entre os que, por vários motivos, são brigados a deixar a própria prática, há sempre dezenas de crianças e adolescentes sós, sem a família e expostos a vários perigos”, acrescentou.

Estima-se que cerca de 500 menores, na sua maioria do Afeganistão, Síria e Paquistão, estejam sozinhos na Bósnia-Herzegovina, em campos de refugiados que não lhes oferecem qualquer tipo de proteção.

Francisco assinalou ainda o próximo Dia Mundial de oração e reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos, que se celebra anualmente a 8 de fevereiro, festa litúrgica de Santa Josefina Bakhita, religiosa sudanesa que viveu “as humilhações e sofrimentos da escravidão”.

“Este ano o objetivo é trabalhara para uma economia que não favoreça, nem sequer indiretamente, estes tráficos ignóbeis, isto é, uma economia que não faça nunca de homens e mulheres uma mercadoria, um objeto, mas sempre o seu fim. Serviço aos homens e mulheres”, precisou o Papa.

A ‘Talitha Kum’, rede internacional da vida consagrada para a erradicação do tráfico de pessoas, aponta o dedo, na sua mensagem para esta celebração, ao “modelo económico dominante, cujos limites e contradições são agravados pela pandemia de Covid-19”.

Esta segunda-feira decorre uma partilha de testemunhos, em cinco idiomas, numa “maratona” online, ao longo de sete horas.

A Obra Católica Portuguesa de Migrações, da Conferência Episcopal Portuguesa, incentiva à “participação e divulgação desta maratona” no Dia Mundial de oração e reflexão Contra o Tráfico de Seres Humanos, que tem um hashtag (marcador) oficial #PrayAgainstTrafficking, para as redes sociais.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Papa lança apelo em favor dos menores migrantes não acompanhados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*