“Tradição é preservar o passado, mas, mesmo assim, avançando”

pe. Zezinho publicou em sua página no Facebook o seguinte comentário sobre a Igreja na sua relação com o passado e as transformações históricas:

Tradição é preservar o passado, mas, mesmo assim, avançando. Rios sempre avançam, por mais que alguns sujeitos insatisfeitos com o seu curso achem que seja possível fazer um rio retroceder!

Criar barreiras não faz um rio voltar atrás. Barreiras o elevam e lhe dão mais força, mas rios não regridem.

Quem sonha com uma Igreja Católica que volte aos anos 1950 não entendeu o que é ser católico. Conservaremos o que foi bom no passado; cultivaremos o que é bom hoje e lutaremos para que tudo seja melhor no futuro!

Cremos no Espírito Santo que Jesus enviou aos discípulos para que continuassem a conjugar o verbo “ir”. O verbo era IR EM FRENTE.

Foram para o mundo inteiro e não voltaram mais ao cenáculo ou para o esconderijo daqueles dias.

A ordem foi prosseguir sem medo de ameaças ou críticas. E nós somos descentes espirituais daqueles discípulos. Eles não retrocederam!

Aleteia

Pe. Zezinho: “A Igreja Católica raramente dá marcha à ré”