O Vaticano vai apresentar o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a mensagem do Papa Francisco numa conferência de imprensa na próxima terça-feira, 22 de junho, a partir das 11h30 (menos uma hora em Lisboa).

Numa nota divulgada hoje, a Sala de Imprensa da Santa Sé informa que vão participar na conferência de imprensa o prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), o cardeal Kevin Farrell, o responsável pela pastoral dos idosos neste organismo, Vittorio Scelzo.

Vão participar também na apresentação do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2021 e da mensagem do Papa Francisco, a presidente da Vie Montante Internationale (Movimento Vida Ascendente), Monique Bodhuin, e Comunidade de Santo Egídio, Maria Sofia Soli e Elena Liotta dos setores ‘Viva os idosos’ e ‘Jovens pela Paz’.

‘Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28,20) é o tema do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que vai ser celebrado a 25 de julho deste ano, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

“Tem por objetivo expressar a proximidade do Senhor e da Igreja à vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia”, explicou um comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa, que anunciou a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos a 31 de janeiro de 2021, vai presidir à Missa vespertina de domingo na Basílica de São Pedro.

“É importante que os avós se encontrem com os netos e os netos com os avós, porque como diz o profeta Joel, os avós, diante dos nossos, sonharão, terão ilusão; e os jovens, encontrando força nos avós, seguirão em frente e hão de profetizar”, declarou Francisco, na altura, no final da recitação do ângelus.

À Agência ECCLESIA, o cardeal Farrell salientou que “este é o primeiro fruto do ‘Ano da Família Amoris Laetitia’, um dom a toda a Igreja que se vai manter ao longo dos anos”.

Para fomentar a celebração deste dia nas igrejas locais e nas realidades associativas, o organismo da Santa Sé vai propor algumas ferramentas pastorais que estarão disponíveis no site www.amorislaetitia.va.

CB/PR

Vaticano apresenta mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos