0 Flares 0 Flares ×

Academia Pontifícia para a Vida destaca necessidade de aprender com os desafios da pandemia

Cidade do Vaticano, 15 jun 2021 (Ecclesia) – O Vaticano lançou hoje uma nota sobre o impacto da pandemia nas pessoas com deficiência e os seus cuidadores, apelando a uma maior atenção para esta população.

“As pessoas com deficiência e os seus cuidadores precisam e merecem de atenção e apoio especial, porque a pandemia afetou desproporcionalmente as suas vidas de forma negativa”, refere o texto divulgado pela Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé).

O organismo aponta ao “início de um novo mundo”, que saiba apoiar as pessoas com deficiência com “planos de cuidados antecipados e decisões de saúde em todos os momentos, inclusive durante pandemias”.

A nota aponta à promoção de resposta para as “necessidades específicas” desta população, projetando soluções para novas situações de crise no futuro e considerando “as pessoas com deficiência e as suas famílias de maneira coordenada e integrada, em todas as especialidades médicas e outras”.

A Academia Pontifícia para a Vida sustenta a importância de sistemas de saúde baseados na solidariedade e na “opção preferencial pelos pobres e vulneráveis”.

O organismo da Santa Sé sublinha ainda necessidade de dar voz às pessoas com deficiência e aprender com elas.

“As lições que as pessoas com deficiência nos podem ensinar, especialmente durante esta pandemia, são provocadoras. Eles desafiam-nos a adotar uma nova perspetiva sobre o significado da vida”, pode ler-se.

O documento deixa várias recomendações, pedindo prioridade para as pessoas com deficiência na vacinação contra a Covid-19.

A Academia Pontifícia para a Vida apela ao fim do preconceito e desafia os católicos á construção de uma sociedade “onde ninguém fica sozinho para enfrentar os desafios da sobrevivência pessoal”.

OC

0 Flares 0 Flares ×
Vaticano lança mensagem para valorização das pessoas com deficiência e dos cuidadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*