0 Flares 0 Flares ×

Visita vai decorrer de 5 a 8 de março

Cidade do Vaticano, 22 fev 2021 (Ecclesia) – O Vaticano mantém os preparativos para a primeira viagem internacional do Papa em mais de um ano, que o vai levar ao Iraque, de 5 a 8 de março, para encontrar um país “ferido pela guerra e pela violência”, destaca o portal informativo da Santa Sé.

O ‘Vatican News’ apresenta hoje uma entrevista com o cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, destacando os encontros previstos com a minoria cristã e líderes muçulmanos, num contexto ainda marcado pela violência recente e a atual pandemia.

O cardeal argentino espera que esta viagem decorra “sob a bandeira da alegria”, por considerar que Francisco leva “uma mensagem de consolo, de paz, de admiração” pela população iraquiana.

“Esta mensagem é, em particular para os cristãos e para os católicos, para os que testemunharam a sua fé até ao derramamento de sangue, e para os bispos, para os pastores, que permaneceram com os fiéis, que não se foram embora durante toda esta guerra”, assinalou.

Bagdade, Ur, Erbil, Mossul e Qaraqosh são os locais que o Papa vai visitar nesta viagem apostólica, anunciada já em junho de 2019, quando Francisco falava aos participantes na 92ª Assembleia Plenária da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco).

O cardeal Sandri destaca o encontro previsto entre o Papa e o grande aiatola Al-Sistani, o líder xiita no Iraque.

“O Papa está agora a apresentar ao mundo uma nova ‘constituição universal’, se quisermos chamá-la assim, com respeito pela identidade de cada religião, que representa a intenção de querer construir um mundo novo em paz, em justiça, em liberdade, no respeito aos direitos da pessoa humana, do homem, da mulher, da liberdade religiosa, porque somos todos irmãos”, indicou o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

A 33ª viagem apostólica fora da Itália do Papa, a primeira desde o início da pandemia, é um convite da República do Iraque e da Igreja Católica local, onde vai visitar Bagdad, Najaf, a planície de Ur, ligada à memória de Abraão, a cidade de Erbil, Mosul e Qaraqosh na planície de Nínive.

OC

Please follow and like us:
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20
0 Flares 0 Flares ×
Vaticano mantém preparativos para viagem do Papa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*