0 Flares 0 Flares ×
Logotipo Terço JMJ 2023

Terço da JMJ 2023 tem três modelos diferentes. Na introdução às meditações propostas para o Terço o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, refere que “com Maria levamos Jesus, que por nós quer chegar a muitos”.

Rui Saraiva – Portugal

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 apresentou na quinta-feira dia 8 de abril o Terço da Jornada. Este será um dos elementos identificadores do grande evento que terá lugar em Portugal, na capital Lisboa.

“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o Terço não poderia deixar de ser um dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais” – foi o que disse D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 em declarações ao site da JMJ Lisboa 2023.

O Terço está disponível em três modelos e procura ser um desafio aos jovens para “darem voz ao Terço” como “expressão da espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora” – refere o site.

A Cruz JMJ Lisboa 2023 e o tema da Jornada “Maria levantou-se e partiu apressadamente” têm lugar de destaque no Terço. Foram feitas duas versões especiais, uma em madeira e outra em plástico 100% reciclado e ainda uma versão standard, em madeira com a Cruz da JMJ.

Segundo o site da organização “os terços são montados manualmente, numa fábrica em Fátima”. Revela ainda que “as embalagens” dos terços “são também feitas de cartão reciclado e utilizam linguagem inclusiva – braile e pictogramas – cumprindo o propósito de fazer da JMJ um encontro de todos para todos”.

“A oração, neste caso a oração do Terço, é uma das caraterísticas universais da Jornada Mundial da Juventude. Pretendemos, por isso, que a peça fosse de fácil uso, manuseamento, e de grande simplicidade. Destacamos também o forte propósito de inclusão e o da sustentabilidade” – refere Jorge Almeida, que é o responsável pela área de merchandising da JMJ Lisboa 2023 que desenvolveu este Terço.

Um convite à oração

A organização da JMJ 2023 refere ainda que “juntamente com o terço é disponibilizado um folheto com os Mistérios do Rosário” como convite à oração.

Na introdução às meditações propostas, o Cardeal-Patriarca de Lisboa escreve uma pequena introdução na qual se pode ler: “Como Maria partiu de Nazaré para a Judeia, até à casa de Isabel, também nós partimos, da convocação do Papa Francisco até ao verão de 2023. Com Maria levamos Jesus, que por nós quer chegar a muitos. Isto mesmo nos convence que só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora” – diz D. Manuel Clemente na sua introdução ao texto das meditações do Terço.

No site da JMJ será possível encontrar em maio “a versão áudio e em língua gestual portuguesa das meditações propostas para o terço JMJ”. O Terço estará disponível a partir de 15 de abril.

Conselho de Ministros aprova grupo de projeto para JMJ 2023

Entretanto, foi também notícia na quinta-feira dia 8 de abril, uma importante decisão do governo português relativa à JMJ 2023 aprovando “uma resolução com medidas preparatórias para a Jornada Mundial da Juventude 2023”.

Segundo se pode ler no comunicado do Conselho de Ministros foi “criado um grupo de projeto que irá assegurar o acompanhamento, em termos operacionais, dos trabalhos de preparação e organização do evento, sendo ainda determinada a desocupação das parcelas necessárias à sua realização e estabelecido um calendário gradual para a relocalização definitiva do Complexo Logístico rodoferroviário da Bobadela. Esta área será reconvertida com vista à requalificação urbanística e valorização ambiental e ecológica da zona ribeirinha de Loures, de maneira a privilegiar a fruição do espaço público na relação entre o rio Tejo e o território adjacente” – refere a nota governamental.

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 congratula-se com a resolução do Conselho de Ministros que cria este grupo de projeto para a Jornada Mundial, referindo ser este “um passo muito relevante para a preparação da Jornada Mundial da juventude e para o acolhimento de jovens de todo o mundo”.

Recordemos que a JMJ 2023 que terá lugar na capital portuguesa Lisboa decorrerá na zona do Parque Tejo, junto ao espaço que acolheu a Expo’98.

Preces para os Domingos de Páscoa

A organização da JMJ 2023, não obstante o tempo de pandemia que estamos a viver, propõe para este Tempo de Páscoa, várias preces para a Oração Universal das Eucaristias. São intenções a acrescentar às cinco que constam para cada Domingo, segundo a proposta do Secretariado Nacional de Liturgia. Citamos aqui a intenção do próximo Domingo III da Páscoa:

“Pelo Papa Francisco, que convoca a JMJ Lisboa 2023, pelos jovens de todo o mundo que nela participarão, e por todos os que se entregam, com prontidão e alegria, à sua preparação, oremos ao Senhor”.

Os jovens em Portugal continuam a organizar iniciativas nas dioceses, em modo digital, no dia 23 de cada mês e o Comité Organizador Local está a preparar tudo aquilo que é possível em tempo de pandemia.

Laudetur Iesus Christus

0 Flares 0 Flares ×
JMJ 2023: foi apresentado o Terço da Jornada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*