0 Flares 0 Flares ×

Francisco lembra que «as crianças são o futuro da família humana»

Cidade do Vaticano, O Papa associou-se hoje à celebração do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, numa mensagem divulgada através da sua conta na rede social Twitter.

“As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade!”, escreveu Francisco na conta ‘@Pontifex_pt’, numa mensagem acompanhada pelo marcador (hashtag) #NOChildLabourDay.

O portal ‘Vatican News’ destaca que as agências da ONU para o trabalho e para a infância alertam para o aumento do trabalho infantil, em 2020, e contabilizam que mais de 160 milhões de crianças no mundo passam os seus dias a trabalhar, “um aumento de 8,4 milhões de crianças nos últimos quatro anos”, um fenómeno mais difundido em África e nas áreas rurais.

O trabalho infantil cresceu globalmente no ano passado, após a tendência decrescente, entre 2000 e 2016 diminuiu em 94 milhões o número de crianças exploradas a trabalhar, alerta a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF no relatório ‘Trabalho infantil: estimativas globais para 2020, tendências e o caminho a seguir’.

Segundo a UNICEF, a pandemia Covid -19 e o enceramento das escolas restringiram os direitos da infância

“Com o encerramento de escolas, dificuldades económicas e orçamentos nacionais reduzidos em todo o mundo, as famílias estão a ser forçadas a fazer escolhas dolorosas. Pedimos aos governos e aos bancos internacionais de desenvolvimento que priorizem investimentos em programas que possam tirar as crianças da força laboral e voltar à escola”, disse Henrietta Fore, diretora executiva da Unicef, divulga o portal do Vaticano.

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho) foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, quando apresentou o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

CB

0 Flares 0 Flares ×
Papa associa-se ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*